01/06/2024

☥ Significado de talismãs e símbolos Góticos ☥

Olá, Bats. Quando tempo, né? Espero que esteja tudo bem por aí.

Antes de abordar sobre vertentesvisuais e afins, fiz toda uma cronologia de assuntos que considero importantes para abordar e entender sobre o Goticismo. Estes temas, no meu ver, são essenciais para saber sobre o mundo Gótico, por isso, se você parar para observar, um assunto conecta o outro propositalmente. Queria muito começar a trazer um conteúdo mais interativo, com vídeos e uma explicação mais prática, porém tem muita gente que quer o resumo do resumo apenas para dizer por aí que é Gótico, que entende sobre e acaba sendo mais um fiscal de Gótico na internet…

Então, minha decisão final sobre meus conteúdos é que vão continuar no sistema escrito, já que quem quer de fato conhecer sobre o assunto pode ler de forma “resumida” nas minhas redes ou de forma mais completinha no meu blog. Quem quer de fato consumir e aprender sobre o Goticismo deixará a preguiça de lado, pegar o caderno, a caneta e colocar para aprender de fato sobre o assunto (assim como eu e vários outros Góticos no começo). 

Antes de tudo, queria explicar meu sumiço prolongado, para quem não sabe, faço faculdade e estou em um período bem cansativo com entrega de trabalhos, resumos para prova e afins. Além disso, também trabalho e ajudo meu pai na faculdade dele, isso toma bastante do meu tempo e mesmo com as ideias quase explodindo na minha cabeça, acabo tendo que deixar tudo isso aqui de lado durante esse tempo. Me desculpem, mas positivamente, férias estão chegando e poderei me dedicar tranquilamente. Enfim, se quiser continuar lendo, é só clicar no Drácula

maioria dos símbolos representados no Goticismo vêm de religiões antigas e sendo, em sua maioria, “obscura” e “mística”, ou fazendo alguma referência para esse lado sombrio. Como já dito em outro post, a subcultura é laica, ou seja, não pertence a nenhuma religião, por isso, existe uma grande liberdade de representação simbólica

Nas religiões, os símbolos são bem mais que imagens ou talismãs, eles tem significados e uma representatividade por trás, no Goticismo é o mesmo. Nós Góticos usamos esses símbolos no visual por acreditar em seus significados, mesmo não se associando diretamente as religiões. Lembrando que esses símbolos podem ser ressignificados de acordo com sua crença pessoal ou sua religião.

Citarei os elementos mais utilizados e seus significados:

— Cruz Gótica:

É um dos símbolos que mais aparecem no mundo Gótico e acho que é o símbolo que mais tem importância para os Góticos (não que os outros não tenham). Representa o lado sombrio e obscuro da fé, usada como símbolo de dor e escuridão da era medieval. Possui uma representação diferente da cruz latina, além disso, simboliza todas as atrocidades que a igreja católica cometeu. Por isso, é um dos símbolos mais importantes da Subcultura Gótica.

— Pentagrama:

O pentagrama é um dos meus símbolos favoritos desde que comecei a estudar Bruxaria Natural. Na bruxaria, simboliza os quatro elementos (terra, fogo, água e ar), mas também significa proteção, perfeição e ocultismo.

— Cruz de Ankh:

Também conhecido como Cruz Ansata, é um símbolo de origem egípcia e também o meu símbolo favorito. Ele possui um laço no lugar de apenas uma barra superior, em forma de lágrima. Alguns historiadores dizem que para os egípcios significa a vida em seu aspecto geral, e mais precisamente a vida eterna. Alguns também acreditam que simbolize o útero representando fertilidade

— Martelo Nórdico ou Martelo de Thor:
Chamado também de Mjölnir. É usado como um símbolo de proteção, representando força, vontade e poder. É chamado de Martelo de Thor, pois na mitologia Nórdica era um símbolo usado por ele. Para quem não sabe, Thor é um Deus Nórdico que representa a força da natureza, usando o elemento trovão e é o símbolo da força para os Nórdicos.

- Hamsá ou Mão de Fátima:

Representados em religiões Judaicas e do islamismo, como um amuleto contra o mau-olhado. Também conhecido como “Mão de Deus”, “Chamsá” ou “Mão de Hameshh”. 

— Olho de Horus:
É considerado um dos amuletos mais importantes no Antigo Egito. Era um símbolo muito usado para representar vigor, força, segurança, saúde e também utilizado contra inveja, mau-olhado e proteção. Segundo algumas lendas, o olho esquerdo de Horus simboliza a lua e o olho direito simboliza o sol. É um símbolo representado mais em maquiagens góticas do que em acessórios. 

- Cruz Tau:

Muito conhecida por ter esse formato em T. É chamada de Tau por sua aparência com a letra grega que tem o mesmo nome. No dialeto grego, simboliza a inocência e salvação da alma. Tradicionalmente, representava o sangue do cordeiro, usado pelos israelitas sobre as portas na noite de Páscoa. 
- Cruz Invertida (a mais polêmica):
Possui diversos significados, mas no geral, segundo a lenda, foi uma cruz criada por São Pedro porque no dia de sua morte, pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, pois considerava que não era merecedor de falecer como Jesus. Depois de um tempo, recebeu um novo significado, sendo a oposição ao cristianismo e crença ao paganismo por ser invertida. É utilizado também por satanistas e pessoas que não são cristãs. Bastante criticada, pois muitos cristãos no geral, tem aversão a essa cruz por ser usada por satanistas, justamente por representar uma oposição ao cristianismo, mas obviamente, não é apenas satânicos que podem usar, qualquer pessoa que não é cristã pode utilizar (até porque não faz sentido um cristão usar essa cruz).

Lembrando aqui, cada um pode usar o símbolo que quiser e representar através daquele símbolo um significado pessoal para si. O importante na Subcultura é ter respeito acima de tudo com todos e com as religiões que envolvem esses símbolos. Como já citei e repito, a subcultura gótica é laica e intolerância religiosa é crime! Independente do gosto de cada um e do que cada símbolo representa para você.

Não trouxe todos os símbolos, até porque são muitos e meu objetivo com essa postagem é trazer os mais comuns. Você pode usar diversos outros símbolos no seu visual de acordo com seus gostos, crenças e significados pessoais, só não pode deixar de haver respeito no uso com outras pessoas e religiões. Fico por aqui e espero que o conteúdo tenha agregado ao seu estudo. 

▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄

Queria também abrir essa brecha para falar sobre o RS, muitas pessoas estão sofrendo, passando por situações extremas e nós góticos devemos fazer nossa parte, contribuindo de alguma forma, seja em ajuda propriamente, em desejar energias boas ou apenas compartilhar os links de ajuda. Deixarei um aqui para quem quiser e poder ajudar. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário