01/06/2024

♰ Pᴇʀᴋʏ Gᴏᴛʜ ♰


Olá novamente, Bats. Espero que esteja tudo bem por aí.
O Perky Goth, sem sombra de dúvidas, é uma das vertentes que mais acho interessante, principalmente, quando se trata de música e inspiração visual. A subcultura Gótica é uma subcultura extremamente complexa em conteúdo, mas também traz a expressão visual. Antes de falar sobre qualquer coisa, preciso explicar primeiramente o que é vertente, então clique no Drácula se quiser continuar lendo... 



Vertente, é como se fosse um grupo, que consome determinados tipos de elementos e conteúdos dentro da subcultura na totalidade, mas isso não significa que você não possa consumir coisas de outras vertentes, é mais uma questão de identificação pessoal e o que você gosta de consumir no dia a dia. 


Um exemplo bem claro disso, é a Vampire Goth ou Gótico Vampiro, que é uma vertente inspirada em vampiros, mas vertentes não engloba apenas o visual, mas sim, diversos tipos de conteúdos, por isso, se torna vertente. O Gótico Vampiro, você vai encontrar livros, filmes, músicas e o visual vai se inspirar nisso. 

Se você pesquisar, vertente significa um determinado tópico ou assunto que é objeto de discussão. 

Nada mais é do que uma subdivisão de um movimento cujos membros conversam e defendem suas opiniões particulares sobre aquele assunto específico. Por isso, vertente não é apenas um visual e existem visuais na subcultura que não são vertentes!


Existem visuais Góticos que não são vertentes, pois não tem nenhum embasamento dentro da subcultura e que não tem nada além do visual. Um exemplo disso é White Goth. White goth é um visual bem pouco explorado, e até bem raro de se ver, mas não é considerado vertente, pois não tem música, filmes, literatura ou qualquer outro elemento que agregue a Subcultura, é apenas um visual!


Perky Goth ou "Gótico alegre", é uma das vertentes mais diferentes dentro da subcultura gótica, pois explora alguns pontos sendo o inverso do Gótico tradicional. Traz mais elementos com cores como roxo, rosa, vermelho, azul e por aí vai. O Perky não representa apenas esse visual mais divertido, mas também com uma atitude mais icônica e humorada dentro da subcultura e isso significa ressignificar as coisas que existem dentro do mundo Gótico, e enxergar as coisas com mais cor e de uma forma mais humorada. Eles vem o estilo gótico e o mundo gótico como uma forma de se divertir...

Ao mesmo tempo que é uma vertente incrível e diferente, é uma das vertentes que menos vejo por aí em meio aos góticos atuais, você vê claramente o Trad Goth e Vampire Goth sendo bastante explorado e outras vertentes como o Perky, são pouco faladas. Tanto que a inspiração visual atualmente, dentro dessa vertente, quase não se tem e se você pesquisar, vê que as referências que temos, são Góticos mais antigos, o que é incrível, mas vejo que é uma vertente menos explorada pelos góticos atuais. Muitos "Góticos", hoje, se preocupam mais com a estética do que com o conteúdo que aquilo tem a oferecer em si, o que aquilo representa ou a própria identificação pessoal.


Aqui quero abordar as bandas que temos dessa vertente, o visual e como busco inspirações para o meu e inclusive, conteúdos de mídia. Nem todas as referências apresentadas são de pessoas góticas, mas é para ilustrar o que seria o Perky Goth e como explorar seu visual!

O Perky Goth transmite aquela alegria tanto em seu conteúdo, quanto no seu visual, o que vai de contraste com o que estamos acostumados a ver dentro do mundo Gótico. O desenho das Monster High é um exemplo bem interessante para citar, e por mais que não seja um conteúdo de mídia Gótico, propriamente, tem muitas características dentro do visual das personagens que podem servir de muita inspiração para o seu visual (eu, por exemplo, amo), se você parar para analisar, diversos elementos existentes no visual dessas personagens tem inspiração no visual gótico e alternativo, além de explorar muitas cores. O Perky também tem muita inspiração em cartoons dos anos 80.


Dentro de Monster High, temos uma personagem que se encaixa perfeitamente que é a Draculaura. Todo o seu visual e elementos que estão representados na personagem, tem todo o ar do Perky Goth, inclusive, eu amo e me inspiro muito nessa personagem. 


O visual do Perky é exatamente essa pegada de brincar com as cores (a que você mais se identificar ou quiser acrescentar no seu visual), trazendo juntamente os elementos e símbolos característicos da Subcultura, sendo ao mesmo tempo, macabro e alegre, bem teatral e circense. Claro que, nada é regra! 

Você pode buscar suas inspirações próprias ou as que irei apresentar aqui, mas sempre lembrando que não é somente sobre o visual, o visual é apenas a forma que você se identifica e se expressa no mundo!

▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄


Vale lembrar que o Perky é uma vertente complexa, que vai muito além de estética e não pode ser confundida com a estética Morute ou a E-girl. O Morute é uma estética bem interessante e tem elementos muito parecidos que dá para se inspirar em muitos aspectos, mas não faz parte da Subcultura Gótica e não é o mesmo que o Perky Goth. Particularmente, acho incrível essa estética mais boneca, puxando para o lado sombrio e acrescentar isso no visual fica perfeito.

Uma outra estética que muitos associam ao gótico, mas é algo que traz um lado sexualizado (criado para zoar e sexualizar meninas alternativas e gamers), que é as E-girls. Essa estética se popularizou muito no Instagram e no TikTok, e muitos confundem ou chamam de "Góticas", mas isso não tem absolutamente nada relacionado. A estética E-girl, infelizmente, pegou diversos símbolos e elementos da Subcultura Gótica e por isso, associam, mas não há nada relacionado!

▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄


Uma personagem incrível que representa muito bem essa vertente, é a Suzanne em "A noite dos demônios" de 1988. Tem várias características visuais e elementos além do lado mais macabro. E essa referência eu trouxe lá do maravilhoso canal Salviarain que traz diversos conteúdos sobre a Subcultura Gótica e é uma grande fonte pessoal de estudos.

Mavis também é uma personagem que tem bastante representação do Perky Goth, pois além de ser uma vampira, ela tem uma personalidade mais alegre, animada, divertida e completamente diferente do que se esperava de uma vampira. Também traz uma roupa mais divertida e colorida, o que deixa ainda mais característico. 

Outra personagem que combina muito com o Perky, é a Marceline. Também é uma vampira, no começo do desenho, é bastante julgada e todos acham que é completamente má e sombria, mas ao longo dos episódios, vemos que é bem animada, divertida e o oposto do que se mostra no início. Além disso, ela também explora algumas cores no visual, o que traz um contraste bem legal, deixando ainda mais encantadora e característica.


Uma personagem que conheci recentemente, mas que já amei completamente e que representa muito o Perky, é a Lisa de um filme lançado em fevereiro desse ano (2024), "Lisa Frankenstein", é um recente filme gótico com muita representação, com cartaz de Bauhaus, fala de The Cure, além de ser uma releitura do clássico Frankenstein de Mary Shelley. Achei esse filme simplesmente maravilhoso e uma atualização para o cenário do cinema Gótico. Trarei um post somente sobre ele, pois vale muito a pena. Essa personagem é icônica, sombria, mas engraçada ao mesmo tempo (até o terço que ela tem é colorido no filme e eu amei muito), tem muitos detalhes muito interessantes nessa personagem e acho que ela se encaixa perfeitamente no Perky Goth.


A Elvira é uma personagem muito conhecida e que é um dos símbolos femininos importantes para Subcultura Gótica, em outras palavras, uma musa/diva das Góticas. Ela trouxe um grande diferencial para o cinema sombrio. Minha opinião pessoal, acredito que a Elvira se encaixaria muito bem aqui porque por mais que ela tenha um visual um pouco vibe Morticia, ela tem um diferencial: 

Tem o ar sombrio, mas ao mesmo tempo traz o lado icônico, alegre, divertido e sua maquiagem clássica com cores mais chamativas, o que vai um pouco contra o que vemos na Morticia e na Vampira que são personagens mais melancolicas, sombrias, misteriosas...


Uma artista que descobri recentemente e que tem um visual muito interessante, que se encaixaria muito bem no Perky, é a Jazmin Bean. Suas músicas não são góticas, e sim, alternativa/indie, mas seu visual é bastante diferente e possui diversos elementos que usamos no Perky. Acho uma referência visual muito legal para acrescentar aqui!




Como já disse, o Perky Goth traz bastante essa pegada mais divertida, icônica, alegre, teatral, sem deixar o lado sombrio e melancólico de lado. Por isso, vemos cores nas maquiagens tradicionais, acessórios com alguma cor. Já vi muitos góticos se inspirarem em maquiagens de artes circenses explorando um lado mais teatral, inclusive, mais para baixo mostro uma banda incrível que traz esse visual:



Alguns se inspiram em bonecas mais sombrias:







Também tem o visual mais inspirado em bruxas:

(Inclusive, a Rose Mcdowall que trouxe essa estética de bruxa insprando a galera do Perky)








Outros exploram mais o Perky que nasceu nos anos 80 com inspiração em visuais de artistas de bandas desse período:





Uma grande referência que faz parte do Perky, e grava conteúdo há muito tempo, é a diva do canal Fases da Bruxa. Esse canal foi um achado para mim e tem muito conteúdo enriquecedor. Ela está dentro do cenário tem muitos anos e é uma forte referência tanto para você aprender sobre a Subcultura tanto no visual mesmo. 


Existem muitas possibilidades e makes para se inspirar:







E as roupas, podem ser variadas, usando muitas cores ou apenas alguns detalhes coloridos:

























  • Músicas do Perky Goth:

Existem diversas bandas, algumas mais conhecidas que outras, mas sempre trazendo esse lado melancólico um pouco mais alegre e dançante, sem ter aquela vibe característica da música Gótica. Muitos Baby Bats, que estão conhecendo o mundo Gótico por redes sociais como o TikTok, tendem a não conhecer muitas dessas bandas ou a vertente em si, já que no meio social, ela é pouquíssimo falada (o que é uma pena), e pelo que vejo, acaba sendo uma das menos interessantes para quem está iniciando, pois não vemos muitas referências na mídia hoje em dia, infelizmente. 

STRAWBERRY SWITCHBLADE (Lâmina de Morango, traduzido para português):


É uma das bandas precursoras do Perky e uma das mais conhecidas dentro da vertente, também é uma banda que se popularizou muito no TikTok recentemente. É uma dupla criada pela Jill Bryson e Rose McDowall em 1981, formada na Glasgow, Escócia. Essa banda ficou bastante popular por apresentar elementos meio dark, meio sombrios, mas ao mesmo tempo ter músicas bem alegres, por isso, é a banda mais icônica da vertente Perky Goth. Um detalhe importante, é que mesmo que a Strawberry Switchblade tenha sido uma das maiores inspirações para o Perky, não é uma banda gótica propriamente e se você analisar suas músicas, percebe que não possui nenhum dos gêneros góticos. Mas porque essa banda é a cara do Perky? 


No meio do cenário de Glasgow, estava surgindo diversos projetos e bandas diferentes, muitas dessas bandas eram góticas. A Strawberry Switchblade surgiu no mesmo momento em que essas bandas, tocava nos mesmo locais e festas que tocavam músicas Góticas. Isso fez com que muitos góticos daquela época gostassem de suas músicas e acabassem aderindo aquela banda também, até os dias de hoje. Essa banda puxa mais para o New Romantic e New Wave, que são estilos que os góticos geralmente, curtem bastante mesmo que não sejam necessariamente, gêneros góticos. E como muitos góticos gostavam muito dessa banda, acabou virando a cara e maior inspiração do Perky Goth.


Uma curiosidade sobre essa banda, é que fez muito sucesso no Japão e inclusive, influenciaram diversos visuais de personagens de animes na época, por conta dos laços gigantes, das extanpas de bolinhas que elas usavam, as cores e etc. E isso marcou muito para os góticos, essa mistura do alegre, icônico com o sombrio, trazia uma vibe mais sarcástica para o que já existia no cenário Gótio e se diferenciava muito do tradicional. 

Jill Bryson, no início de sua vida adulta, tinha Agorafobia que é um transtorno que faz com que você tenha medo de sair de casa, medo de locais públicos e de várias outras situações que atrapalham bastante a vida da pessoa. Uma das músicas mais famosas da banda "Trees and Flowers", descreve bastante sobre isso e para quem já teve episódios de ansiedade e agorafobia, vai se identificar bastante. Além de diversas outras músicas profundas que falam bastante sobre emoções, trazendo um lado bastante sombrio e melancolico para as letras e ao mesmo tempo, possui muitas músicas alegres e dançantes. Vale bastante a pena ver as letras dessa banda. 


Infelizmente, essa banda se desmanchou bem cedo tendo apenas um álbum e alguns singles. A Jill Bryson meio que sumiu do cenário depois que a banda acabou, já a Rose McDowall participou de diversos projetos e continuou nesse meio alternativo, explorando os gêneros Experimental, Folk e vários outros gêneros da música alternativa. Atualmente, é bem menos Pop, mas tem bastante projetos que vale a pena conferir. 

DIVA DESTRUCTION (Destruição da Diva):


É uma banda gótica muito popular em meio aos Perkys. Formada pela cantora/compositora Debra Fogarty em 1998Los Angeles, califórnia. É uma banda de Darkwave e Goth Rock. O visual dessa banda é bastante meclado na minha opinião e acho isso incrível. 

SWITCHBLADE SYMPHONY (Sinfonia Canivete, não sei se tem outro significado, mas no bruto essa é a tradução):


É uma banda de Rock Goth, formada em 1989, pela compositora e tecladista Susan Wallace e a vocalista Tina Root. Essa banda é uma clássica também da vertente Perky, não só pela música, mas também por trazer muito desse visual colorido, com muitos acessórios no cabelo e maquiagens mais teatrais. 


Uma música muito clássica e popular, é a Clown, onde o clipe é bem sombrio, mas o visual da Tina é bem colorido e alegre (o que é bem contraditório e é exatamente isso que o Perky é). Tem muitas músicas com simbologia a bruxas, bonecas, maquiagens teatrais e circenses, além de explorar muitas cores.

SECRET SHAME (Vergonha Secreta):


Uma banda bem recente e até mesmo pouco conhecida entre os Góticos, mas que tem muita referência dos clássicos e é completamente Perky. A banda veio de uma pequena cidade da Carolina do NorteAsheville. Formada em 2019, com grande influência do Post-Punk


Seu visual traz bastante o aspecto sombrio e icônico do Perky, fazendo com que seja uma grande influência e referência para nós Góticos atualmente! A banda tem três álbuns lançados, sendo o "Autonomy" o mais recente, lançado em 2022.
Não consigo encontrar muito sobre a banda, mas as músicas estão disponíveis no Spotify. Marcada por um puro drama sombrio dançante, inspirado nas nossas musas Siouxsie Sioux e Dolores O’RiordanRECOMENDO MUITO!

Algumas outras bandas que recomendo:

Zombina and the skeletones (muito boa): Formada em 1998, em Liverpool - Inglaterra. Influenciada pelo Horror Punk;
AngelSpit: Banda Austrasliana formada em 2004, pelos vocalistas Destroyx e ZooG. Mistura música eletrônica com elementos de terror, punk e pop;
Ayria: é um projeto canadense, formado em 2003, por Jennifer Parkin. Puxado para Synthpop;
The Birthday Massacre: Banda Canadense formada em 1999, em London. 
Cinema Strange: Banda estadunidense, formada em 1994. É uma banda de death rock e Rock Goth;
Dinah Cancer: Mary Ann Sims é cantora estadunidense, profissionalmente conhecida como Dinah Cancer. Vocalista do 45 grave e ajudou a fundar o deathrock.
Emilie Autumn: e não poderia faltar a diva. Ela é cantora, compositora, poeta, violinista e atriz estadunidense. Conhecida pela performance teatral com violino misturando gêneros com eletrônica. Majoritariamente, apresenta uma música industrial dark e electrogótica. 

▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄


Bom Baby Bats, é isso. Tentei trazer um conteúdo bastante completo sobre essa vertentes, pois é a minha favorita e a que mais busco inspiração visual. Como você devem ter percebido por aqui, nem todas as referências são góticas propriamente, mas se encaixariam muito bem no Perky Goth / Gótico Alegre.

▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄

Queria também abrir essa brecha para falar sobre o RS, muitas pessoas estão sofrendo, passando por situações extremas e nós góticos devemos fazer nossa parte, contribuindo de alguma forma, seja em ajuda propriamente, em desejar energias boas ou apenas compartilhar os links de ajuda. Deixarei um aqui para quem quiser e poder ajudar. 

!!!AJUDE O RIO GRANDE DO SUL!!!

▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄

Também gostaria que ajudassem votando contra essa nova PL 1904/2024 que visa punir mulheres e CRIANÇAS que desejam realizar um abordo vinda de um estupro. CRIANÇA NÃO É MÃE e nunca será!!!

Acesse:

https://www.camara.leg.br/enquetes/2434493





Nenhum comentário:

Postar um comentário