13/05/2024

✟ 𝔄 𝔭𝔬𝔩𝔦́𝔱𝔦𝔠𝔞 𝔡𝔢𝔫𝔱𝔯𝔬 𝔡𝔞 𝔖𝔲𝔟𝔠𝔲𝔩𝔱𝔲𝔯𝔞 𝔊𝔬́𝔱𝔦𝔠𝔞 ✟


Olá, Baby Bats, espero que esteja tudo bem por aí. 

Esse é um assunto muito importante para abordar, e é uma das bases fundamentais sobre o Goticismo. Já vimos toda sua origem, inspiração, termo, e agora, precisamos saber sobre política. Eu sei que muitos não gostam desse assunto, fogem da ideia de ter que ter pensamentos políticos, mas entenda uma coisa, se você vive em uma sociedade, você exerce um papel naquele meio. Não há como fugir de um pensamento político, pois nós como seres humanos somos seres políticos, com pensamentos, decisões, posições e uma forma de expressão. 

A subcultura Gótica vai muito além de apenas música, apenas cultura, apenas elementos, é toda uma representação e como já viram em uma postagem anterior, é todo um movimento. Aqui não estamos para falar de partido ou politico em si, mas sim, do que a subcultura gótica representa na sociedade, as ideias que defende e as bandeiras que você, como gótico, deveria defender. Esse assunto é de um tanto delicado, pois muitos passam desinformação em meios sociais e propagam coisas não existentes dentro da subcultura gótica, então cuidado com o que você lê e quem você assiste. Aqui sempre deixo fontes confiáveis que trazem todo o assunto com maestria e estão nessa caminho muito antes de nós. Se quiser saber mais sobre o assunto, clique no Drácula...


Desde o começo do movimento Gótico, as pessoas se uniam não apenas por se identificarem com músicas, gostos por filmes, identificação visual, mas também por posicionamento político e defendiam ideais que perpetuam até hoje na subcultura gótica e se você vai de contra essas ideologias, simplesmente você não é gótico!

A maioria dos góticos, se identificam como apartidários e progressistas. 

"Apartidarismo é uma ideologia política, na qual organismos, ditos apartidários, prezam por manter distância entre o que é construído e/ou defendido dentro da organização e interesses quaisquer de qualquer partido político." - É interessante ler mais a fundo para entender exatamente do que se trata de forma aprofundada.

"Progressismo refere-se a um conjunto de doutrinas filosóficas, sociais e econômicas baseado na ideia de que o progresso, entendido como avanço científico, tecnológico, econômico e comunitário, é vital para o aperfeiçoamento da condição humana".

Isso não significa que os Góticos são "em cima do muro", mas que não querem levantar uma bandeira ou se colocar em uma caixa de um partido específico, pois existem muitos pontos e muitas brechas dentro de partidos, isso acaba que limita nossos pensamentos e qualquer erro de determinado partido, logo estaríamos defendendo tal posicionamento ou erro.

O ponto importante é saber o que o Goticismo defende! 

O gótico é um meio de vida alternativo que vai contra o meio cultural dominante, isso reflete diretamente em como nos expressamos perante a sociedade. Existe um extremo preconceito com a subcultura gótica pela forma que nos vestimos, pela afeição à androgenia e como nos portamos na sociedade, assim, sendo tratados como “estranhos” ou “anormais”. Fazemos parte de uma minoria, muito julgada na sociedade! Com isso, o Gótico protesta sobre diversas coisas e defende diversas minorias (fazemos parte também dessas minorias) e explicarei um pouco sobre elas:

O goticismo possui uma postura anti-consumista, priorizamos os Dys (faça você mesmo), a própria costura e o controle sobre o que consumimos. O sistema capitalista sempre está trabalhando maneiras de nos fazer querer comprar mais e mais, até mesmo coisas que não precisamos, isso traz diversos tipos de impacto em uma sociedade. Não só o impacto ambiental, tendo uma abundância de lixo produzida em grande escala, mas também a elitização e a perca do poder de compra entre as classes mais baixas. Você pode achar que não, mas isso tem um grande impacto na nossa sociedade, pois abastecer cada vez mais um meio capitalista, que está presente em tudo na sociedade em que vivemos, faz com que cada vez mais as pessoas que tem muito sejam favorecidas e as que tem pouco, já sabemos como fica, ou seja, abastecer o elitismo. Por isso, priorizamos compras de brechós, personalização, produção das próprias peças e acessórios, e quando tiver a oportunidade, comprar daquela lojinha alternativa, apoiando o produtor autônomo. 

Uma questão que entrou em pauta recentemente e que trouxe muita discussão no meio gótico, é se pode ou não comprar na SHEIN? Isso é um ponto delicado, mas acho importante comentar. Existem muitos góticos baixa renda, que moram em cidades pequenas, que não tem como comprar de lojas alternativas e os brechós da sua cidade são apenas aqueles de igreja, no qual, você encontra apenas peças de vovó. É uma realidade muito presente, e não conheço nenhum gótico que não tenha comprado da Shein, Aliexpress ou Shopee. A facilidade e o preço que encontramos nessas plataformas é tentador, mas a questão é, pode ou não? Acho que isso é muito pessoal de cada um. O ponto que você precisa entender dentro do consumismo é a quantidade, a necessidade e o consumo em si. Eu entendo muito bem que é uma facilidade comprar desses meios, mas independente se você está comprando da Shein, do Brechó, do shopping ou qualquer outro lugar, você sempre tem que se questionar se precisa mesmo daquilo, se já não tem demais, se você vai mesmo usar com frequência, ou se apenas vai ficar jogado no seu guarda-roupa sem uso. Eu não vejo muitos góticos falando sobre esse ponto e queria trazer esse questionamento. Existem diversas formas de ter um guarda-roupa perfeito sem ter que ter umas 100 peças, sem precisar ter 50 acessórios, você precisa ter essa mão na consciência sobre o que consome e quanto consome, na minha opinião, esse é o ponto mais importante aqui! Você pode pensar diferente, claro, somos livres para pensar da forma que quisermos. 

O Goticismo também prega a liberdade de expressão, isso não significa que você deve sair xingando as pessoas, sendo desnecessário ou algo do tipo. Liberdade de expressão é você se expressar, ser você mesmo sem ferir ninguém ou sem prejudicar seu próximo. Apenas viver sua vida, se vestir, ir em ambientes, sair com quem quiser sem ter que se preocupar com o meio social e o que as pessoas vão achar. Sem ser julgado e sem sofrer por ser quem você é. Isso é um dos motivos pela aparência do Gótico, tanto nas roupas escuras quanto na maquiagem expressiva. É uma forma de protesto, o preto vem do luto pela sociedade preconceituosa e extremante opressora e a maquiagem vem para causar um impacto a sociedade.

O Goticismo também é um movimento anti-machista, anti-racista, anti-homofóbico e anti-qualquer tipo de preconceito. Da mesma forma que fazemos parte de uma minoria, também defendemos causas e pautas de outras minorias. A sociedade deveria ser um ambiente aberto a qualquer tipo de pessoa, independente de aparência, sexualidade, gênero, etnia ou religião, pois no fim, somos todos seres humanos e diferentes um dos outros, pensamos de formas diferentes e está tudo bem. O que não está bem, é um impor suas ideias em cima de outras pessoas ou não as aceitar apenas por ser diferente. Isso não deveria ser uma pauta mais em pleno século XXI, mas ainda estamos batendo nessa tecla e defendendo essa luta.

O Goticismo é laico, ou seja, não existe denominação específica religiosa na subcultura, queremos a aceitação e diversidade de crenças e todas devem ser respeitadas, independente de qual seja. A única coisa que não combina com o goticismo, é o conservadorismo e acho que isso é muito óbvio. Não tem nada de conservador no gótico. 

Existe gótico de direita? Isso também é uma questão muito comentada em redes sociais, principalmente, entre os baby bats. Não faz muito sentido para mim essa pergunta e não entendo como isso começou a entrar em pauta, porém, é completamente contraditório existir um gótico de direita, já que o goticismo se posiciona de forma contrária ao que a direita defende. 

Como eu já disse, a maioria é apartidária, mas isso não significa que você precise ser, só não faz muito sentido você, como gótico, fazer parte de um partido ou defender um político que oprime as minorias, prega políticas capitalistas ou que vai de contra a tudo que lutamos e defendemos. Afinal, não somos apenas um "estilinho", as pautas e ideologias são muito importantes aqui. Você não precisa ser de esquerda para ser gótico, como eu já errei, muitos góticos pregam que nós somos comunistas ou esquerdistas, mas não! Não nos colocamos em bolhas ou em caixas, apenas defendemos pautas e ideias, acaba por se aproximar muito à esquerda, mas não é uma subcultura propriamente de esquerda, É IMPORTANTE RESSALTAR ISSO! Nossas manifestações políticas vêm através da arte, da música, do cinema, da literatura e do visual também, pois é uma forma de protesto.

O Gótico vai de conflito entre o próprio interior, trazendo sempre a ideia que somos pessoas intrinsecamente impuros como seres humanos, que erram e precisam sempre estar em evolução. E por mais que você não concorde com seu próximo, o respeito deve sempre ser priorizado. Além disso, existe uma grande questão com a morte, pois o gótico não a cultua como alguns acreditam, mas sim, lembram constantemente e vê como uma forma de apreciar todos os dias e todos os momentos, o oposto do que, algumas religiões creem. E isso, é um dos motivos para as pessoas acreditarem que todos os góticos são satânicos e fazem cultos em cemitérios, mas a questão é que a maioria das pessoas teme a morte e fogem de tudo que liga a ela. Já o gótico aprecia de uma forma filosófica e o cemitério é um lugar de reflexão, apreciação, principalmente, de arte tumular e é um lugar de muita história. MAS NEM TODO GÓTICO PRECISA SER OBRIGADO A IR EM CEMITÉRIOS. A arte tumular é um tema para se abordar com mais calma, então trarei mais para frente.

Bom meus bats, é isso. O lado político do gótico é mais uma reflexão pessoal e no que você acredita do que qualquer outra coisa. Tudo isso vem sendo construído em nós de acordo com nossas vivências, o que consumimos e até mesmo nossa criação, então é sim um tema importante e considero um dos mais importante. 

Queria também abrir essa brecha para falar sobre o RS, muitas pessoas estão sofrendo, passando por situações extremas e nós góticos devemos fazer nossa parte, contribuindo de alguma forma, seja em ajuda propriamente, desejar energias boas ou apenas compartilhas os links de ajuda. Deixarei um aqui para quem quiser e poder ajudar. 

!!!AJUDE O RIO GRANDE DO SUL!!!

Nunca deixe de ler sobre esse assunto, ajudar causas e fazer a sua parte para construção de uma sociedade melhor. Fico por aqui e até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário