29/04/2024

✞ 𝕬 𝖔𝖗𝖎𝖌𝖊𝖒 𝖉𝖆 𝕾𝖚𝖇𝖈𝖚𝖑𝖙𝖚𝖗𝖆 𝕲𝖔́𝖙𝖎𝖈𝖆 ✞


Olá, Morcegos, espero que esteja tudo bem por aí. Hoje vamos de fato adentrar no assunto da origem da Subcultura Gótica. Entendemos o que é uma subcultura e vimos que o termo “Gótico” vem de muito tempo atrás, como uma forma de menosprezar aquilo que se referir a era medieval. Mas em que momento surgiu uma união de pessoas compartilhando o mesmo gosto por coisas Góticas? Quando o Gótico se tornou uma Subcultura? Aqui teremos muito chão e muita história, então se quiser saber mais sobre o assunto, clique no Drácula…


Existe uma ideia de que a Subcultura Gótica começou a se formar entre os anos 40 e 50 com o surgimento da “Tribo Beatniks”, um grupo de pessoas que gostavam de Cabaré. Antigamente, o Cabaré era um bar mais tranquilo com música, dança e bebidas, mas era um local que as pessoas se encontravam mais para interagir, conversar e curtir tranquilamente. Esse Cabaré era o local de encontro dos Beatniks e eles gostavam de se vestir de preto, mas foi um grupo que não existiu por muito tempo, e em torno ainda da década de 50, o grupo se desmanchou. 

Essa teoria é interessante, mas acredito que a subcultura não tenha surgido exatamente desse ponto. Apesar de ter sido um grupo que gostava de usar preto e um ambiente mais calmo, não era exatamente um grupo que compartilhava de gostos pela arte gótica, literatura e afins. então, não há nenhuma semelhança, já que nós góticos não somos góticos apenas pela vestimenta e sim, por partilhar um apreço pela arte gótica de modo geral.


Os anos 1970 foram de crise econômica mundial e isso repercutiu em diversas regiões do mundo como o Brasil, Inglaterra ou Estados Unidos. Logo, a consequência disso foi a alta do petróleo e o capitalismo desenfreado. A principal consequência disso foi o desemprego, principalmente entre os jovens que nem haviam iniciado uma carreira universitária. Houve um grande motivo para uma revolta desses jovens e a vontade de mudar essa realidade.

Começou a surgir diversos movimentos, sendo um deles o próprio Punk, que carregou consigo uma boa parte do discurso político e anti-governo e o novo Heavy Metal, representado também por bandas como Iron Maiden

Desde o final dos anos 1960 até o final dos anos 1970, houve uma grande explosão criativa e tecnológica em vários gêneros musicais. Toda essa renovação resultou em uma quantidade significativa de misturas incríveis na virada dos anos 80 e com isso, tivemos o surgindo do Post-Punk ou New Wave e No-Wave

O Post-Punk/Pós-Punk (ou melhor melancolia dançante) foi basicamente uma evolução do Rock de garagem, tendo uma força muito grande no Reino Unido, principalmente. No final dos anos 70, surgiu a banda Sex Pistols (uma das maiores referências, consideradas influentes do movimento punk no Reino Unido e teve um impacto em muitos músicos de punk rock e rock alternativo), e o Rock começou a migrar para outros rumos. Nisso, surgiram vários e vários gêneros musicais.

São gêneros que foram surgindo dentro ou, ao mesmo tempo que o Pós-Punk, o New Wave e No-Wave e o Two-Tone, e isso era bastante representativo entre os jovens, que se expressavam vestindo roupas consideradas “estranhas”, dançando de um jeito “estranho” e fazendo música “estranha”.


Isso pode ser usado para explicar como pessoas tão diferentes, mas da mesma faixa etária, começaram a frequentar o mesmo grupo. Compartilhando de um mesmo gosto por músicas de bandas como Duran Duran e Joy Division no mesmo local, tendo músicas aparentemente diferentes, mas sendo unidos por pessoas que se identificavam com aquelas músicas. 

Dentro desse gigantesco movimento que foi o Post-Punk, algumas bandas acabaram tendo um maior destaque. Destacando uma peculiaridade sonora das outras bandas da época, mas sendo semelhantes entre si, como a melancolia nas letras abordando temas inspirados em vampiros representados pelo cinema, melodias puxando para um lado mais mórbido e sombrio, o uso de terços, e outros símbolos (farei uma postagem somente sobre isso), roupas pretas e maquiagens bem expressivas

As primeiras bandas Góticas e as mais importantes da época foram: Bauhaus, Joy Division, The Cure, The Sisters of Mercy e Siouxie And The Banshees, existem outras bandas, mas essas foram as mais importantes do início da Subcultura Gótica. Essas bandas compartilhavam essas mesmas características e logo, os fãs começaram a compartilhar um gosto parecido, e assim nasceu a Subcultura Gótica. 
  • As 5 bandas mais importantes para o surgimento da música Gótica:

Joy Division foi uma banda inglesa formada em 1976 e encerrada em 1980 após o suicídio do vocalista Ian Curtis que sofria de epilepsia e depressão profunda, infelizmente. Também foi responsável pelas letras mais sombrias da banda, que presentavam bastante o que ele sentia com relação ao mundo, seus pensamentos, emoções, etc. 
Essas letras ficaram conhecidas por falar de morte, depressão, sofrimento e entre essas músicas, a que ficou mais conhecida foi a She's Lost Control (Ela perdeu o controle), a música fala sobre a própria epilepsia.


Bauhaus surgiu em 1978. Peter Murphy marcou bastante por possuir uma voz bem grave, e com isso, Bauhaus virou um exemplo para outras bandas que surgiriam depois. Tendo uma das músicas com maior representação para o meio gótico “Bela Lugosi’s Dead”, inspirado no filme de Drácula de 1931 (cinematografia da obra literária: Drácula de Bram Stoker).


The Cure, fundada também em 1978. Por mais que o Robert Smith (Vocalista e líder da banda), diga que ela não é uma banda gótica, muitos góticos se identificaram com o estilo musical, visual da banda e abraçaram com carinho até hoje. Porém, não faz muito sentido não ser uma banda gótica (na minha visão), já que possui muitos elementos sombrios, melancólicos, misticos e até românticos nas letras, além de ser inegável visualmente. O que de fato importa, é que a banda contribuiu e contribui muito na Subcultura Gótica, sendo uma das bandas precursoras de todo o movimento. 


The Sisters of Mercy, foi formada em 1980, e com apenas três álbuns lançados, viraram grandes referências para a música Gótica, sendo também um forte exemplo para as próximas bandas que viriam posteriormente. Além da voz marcante e mórbida do vocalista Andrew Eldritch, a banda também foi uma grande representação visual para o meio Gótico, com roupas pretas, correntes e com clipes em áreas urbanas. Também foi uma forte influência depois para a música industrial. 


Siouxie And The Banshees, formada em 1976, uma das bandas pioneiras do Post-Punk. Sendo também, talvez uma das bandas mais ligadas e influenciadas pelos Sex Pistols. É uma banda que explora muito o lado sombrio, trouxe muito a representação de símbolos misticos. O próprio nome da banda representa isso, inspirado no filme “Cry of the Banshees”, significando “O uivo da Bruxa” aqui no Brasil, sendo um filme de inspiração literária dos contos de um dos maiores autores da literatura Gótica e do terror, Edgar Allan Poe. Nos seus clipes, você vê muita representação em ambientes noturnos, gatos pretos, florestas e muitos símbolos. E a Siouxsie foi e é uma das maiores inspirações e referências para o visual Gótico, principalmente entre as Góticas.

Essas foram as bandas da raiz da música Gótica, depois disso, a música Gótica trilhou vários caminhos diferentes. Existem muitos artistas importantes dentro desse lapso temporal que tiveram um papel bem significativo no mundo Gótico que conhecemos hoje, mas não dá para pontuar todos em apenas uma postagem, ficaria extremamente extenso. Aqui quis apenas apontar realmente onde tudo surgiu e como o Goticismo foi crescendo e tomando forma para o que é hoje. Quero trazer a ramificação musical de forma mais aprofundada, mas isso é um assunto para outra postagem. Tudo isso foi apenas um apanhado geral do início da subcultura em si.  


Claro que, a Subcultura Gótica não se limita apenas em música e é uma das subculturas mais ricas artisticamente e uma das que mais tem conteúdo a oferecer. Você pode encontrar obras Góticas na música, teatro, escultura, pintura, filme, literatura e arquitetura. Por isso, o Goticismo tem muito a oferecer, basta você saber buscar e aproveitar todos os ramos de arte existentes dessa Subcultura incrível. 


Já vimos que o Goticismo iniciou na Arquitetura Gótica e que, um tempo depois, foi inspiração para o surgimento da literatura Gótica. Algumas dessas literaturas, consequentemente depois virou inspiração para o cinema fazendo uma representação cinematográfica dessas obras e muito tempo depois, essas obras do cinema acabaram virando inspiração para músicas, surgindo assim de fato a Subcultura Gótica. Temos muito conteúdo ainda para abordar, muito assunto para comentar, mas por hoje é só. Espero que tenham gostado e até a próxima…

Nenhum comentário:

Postar um comentário