28/04/2024

✞ 𝕯𝖊 𝖔𝖓𝖉𝖊 𝖛𝖊𝖒 𝖔 𝖙𝖊𝖗𝖒𝖔 "𝖌𝖔́𝖙𝖎𝖈𝖔"? ✞


Olá querido Babybat, espero que esteja tudo bem por aí. Um assunto que considero pouco abordado pelos criadores de conteúdo da Subcultura Gótica e que traz bastante dúvida em quem está começando a estudar, é sobre onde surgiu o Gótico e como tudo que é Gótico hoje em dia começou a ser considerado assim? É de fato importante entender como o goticismo iniciou e sua história, suas inspirações, afinal, como fazer parte de algo que você nem mesmo sabe como surgiu? Existem diversos estudos e apontamentos diferentes sobre o surgimento do gótico e da palavra gótico, mas quero abordar o consenso mais comum sobre o assunto, explorando principalmente o lado histórico. E se quiser continuar lendo e saber mais sobre esse assunto, basta clicar no Drácula...

Um marco importante para lembrar no começo desta história é no século XV (1401 – 1500), neste período se teve fim da Era Medieval e onde se iniciou o Renascentismo. Saber disso, é importante porque na idade média, liberdade de expressão não existia devido o período da “Santa Inquisição” ou “Santo Ofício”. Foi o sistema jurídico da Igreja Católica Romana com objetivo de combater o que eles consideravam heresia, apostasia, blasfêmia, a fé cristã, feitiçaria e costumes desviantes dos quais eram leis naquela época.  Depois de praticamente mil anos de perseguição e tortura, a Santa Inquisição acabou perdendo suas forças, marcando assim o fim da Era Medieval.

Um movimento conhecido como Renascentismo ou Renascimento surgiu na Europa após a recuperação gradual da liberdade. O objetivo desse movimento era restaurar as coisas que a igreja católica havia destruído durante a idade média. O pensamento naturalista e humanista dos cientistas, artistas e filósofos da época deixou de lado a ideia de Deus ou religião e concentrou-se mais no ser humano.


Por um motivo plausível, os renascentistas tinham um desapresso pelas formas de arte da idade média, já que quem ditava o que era arte, era a própria igreja. Pinturas, esculturas e arquiteturas que marcaram a idade média, foram chamadas de “góticas” e essa foi a primeira vez que o termo surgiu.

Claro que, o termo gótico pode ter diversos significados hoje em dia, mas quando os renascentistas chamavam algo de gótico, estavam fazendo uma referência aos Godos (povo antigo germânico, que eram marcados por serem bem feroz e selvagens), e queriam dizer que aquilo era “feio, bruto ou mal-visto”, assim como os Godos.

Muita gente acha que a Subcultura tem alguma relação com a tribo dos Godos, mas não, foi só um termo usado naquele período, classificando algo que era feio ou estranho da idade média, na visão dos renascentistas. 

Catedral Notre-Dame de Paris

Com o passar do tempo, a arquitetura usada em algumas construções pela igreja católica nos tempos medievais de fato pegou esse termo e ficou conhecido como Arquitetura Gótica. Sendo a mais famosa Catedral de Notre-Dame de Paris.

Teve construção entre os séculos XII e XIV, e foi fortemente danificada durante a Revolução, a catedral foi restaurada a partir de 1845 pelos arquitetos Viollet-le-Duc e Lassus, que a deixaram com as características que vemos hoje.


Sua construção foi iniciada no ano de 1163. A obra foi dedicada à mãe de Jesus Cristo, Maria, de quem se originou o nome Notre-Dame, que em português significa “Nossa Senhora”. 

Essa catedral foi uma inspiração para a literatura romântica. O escritor francês Victor Hugo escreveu “Notre-Dame de Paris(1831). Um romance que tinha a Catedral de Notre-Dame como cenário principal. Já temos representações cinematográficas desta obra e se passa na Idade Média. 

O autor faz uma crítica à sociedade parisiense, através dos personagens que são marginalizados (ciganos e deficientes), a indiferença do elitismo. No livro, o autor descreve que Notre-Dame também serve como abrigo de excluídos.

Catedral da Sé de São Paulo

Trarei um conteúdo completo sobre arquitetura Gótica e conteúdos sobre a história de cada uma. Inclusive, temos arquiteturas Góticas no Brasil. 
  • Como a palavra gótico hoje em dia tem referências as artes mórbidas, melancólicas e carrega o nome de uma subcultura?
Voltando ao início da nossa história, a era medieval ficou marcada pelo termo de “Idade das Trevas” ou “Era das Trevas”, devido às proibições da igreja católica, a ciência tinha dificuldades de avançar durante esse período, pois tudo era considerado “bruxaria”. E este foi o primeiro passo para palavra gótica se tornar o que é hoje em dia.

Dando um salto temporal, depois de um certo avanço na arte na totalidade, temos um período marcado pelo surgimento do romantismo no século XVIII (1800 e 1850). O romantismo foi um movimento artístico e filosófico que priorizava as emoções, os sentimentos, a subjetividade e o individualismo humano. Apresentava uma visão de mundo centrada no ser humano, com destaque para as sensações humanas e a liberdade de pensamento. 


Alguns escritores do romantismo eram ligados a idade média, escreviam histórias bem sombrias e alguns traziam o cenário em cemitérios e castelos abandonados. Com isso, não demorou que as obras desses autores passassem a ser chamadas de “góticas”.


Com o aprofundamento dessas literaturas, surgiu o Ultrarromantismo, que foi uma escola literária do Romantismo que se caracterizam pela melancolia, escapismo (fuga da realidade), amores impossíveis, desilusões, filosofias sobre solidão, finais trágicos e gosto pelo mórbido. Esse sentimento girando em torno do movimento ultrarromântico foi chamado de “mal do século”. Assim, tivemos o nascimento da literatura gótica e partir disso, a palavra gótico passou a ser ligada a essa característica de melancolia, gosto pela morbidez, etc.


Recapitulando, tivemos inicialmente o surgimento da arquitetura gótica que foi inspiração para literatura Gótica, que depois virou filmes e dos filmes vieram bandas com músicas inspiradas nessas obras. Trarei um conteúdo completinho sobre o surgimento da Subcultura, mas finalizaremos por aqui. Espero que tenham gostado e até a próxima…

Nenhum comentário:

Postar um comentário