30/08/2024

✟ 𝕮𝖔𝖒𝖔 𝖑𝖎𝖉𝖆𝖗 𝖈𝖔𝖒 𝖔 𝖈𝖔𝖓𝖘𝖚𝖒𝖎𝖘𝖒𝖔 𝖓𝖔 𝖛𝖎𝖘𝖚𝖆𝖑 𝖌𝖔́𝖙𝖎𝖈𝖔? ✟


 Olá, Bats 🦇. Tudo bem? Espero que sim!

Aparecendo a cada 10 anos entre as postagens, mas sempre apareço kkk.

Hoje decidi falar sobre um assunto extremamente importante para a subcultura e que envolve não somente o visual, mas também vários setores da nossa vida. Estou falando sobre o consumismo. O consumismo trata sobre excessos, coisas que você consome em diversos aspectos, sem precisar ou comprar coisas de forma exagerada por uma promoção, por estar em alta, por modinha e acabar tendo coisas em excesso que vão ficar acumuladas na sua casa sem uso. A subcultura gótica traz esse ponto de forma ideológica e sempre frisa isso quando se trata de visual também, pois muitos babybats acabam conhecendo a subcultura pelo visual, mas sempre é bom reforçar que o visual não é o mais importante, é apenas um detalhe e você pode simplesmente, optar por não seguir o visual... Se o assunto te interessou, basta clicar no Drácula para ler mais -->



O visual é uma forma de protesto, algo que os góticos usam para se expressar e trazer reflexões importantes também. Desde os anos 70, com o surgimento da subcultura, a ideia do visual era gastar o mínimo possível, não se importando com o modismo, o que estivesse em alta e sim, fazer diy (faça você mesmo), reutilizar peças que já tinham em casa e também, comprar roupas de brechó. 


Também devemos lembrar que naquela época, não existia Shein, Aliexpress, Shopee ou qualquer loja que facilite a compra de peças alternativas, muitos menos existia lojas alternativas que temos hoje em dia. Então, eles realmente tinham que improvisar! Com o tempo e a evolução do universo alternativo, surgiram lojas e plataformas que citei anteriormente, que facilitaram a compra de roupas e acessórios.


Claro que nem tudo são flores e isso também trouxe pontos negativos na minha visão, e na visão de outras pessoas da subcultura. A Shein e o Aliexpress são lojas que possui várias peças baratas e acessíveis, mas a produção dessas peças nem sempre são feitas de forma correta e existe várias questões como exploração trabalhista. Um ponto que todos acabam levando em consideração, é que essas peças chegam a ser uma opção para quem não tem uma renda muito alta e acaba não conseguindo comprar de lojas alternativas ou que não possam comprar peças originais e afins. 

A maioria dos góticos hoje em dia já comprou ou compra alguma coisa dessas plataformas e sinceramente, na minha opinião, esse não é um exato problema e já tivemos uma discussão assim nas redes sociais (Góticos podem ou não comprar da Shein). 
O problema que mais devemos levar em consideração, é o consumismo! Já vi vários góticos nas plataformas de mídias sociais divulgando um guarda-roupa imenso, uma pilha de acessórios e sapatos, coisas que muitas vezes acabam nem tendo uso e ficam só de enfeite. Você não precisa ter 50 acessórios, não precisa ter diversas peças de roupas ou diversos pares de botas, coturnos e etc. 

Quanto menos você consumir, melhor! E dá sim, para conseguir ter um guarda-roupa vasto sem precisar de várias peças, é só saber compras as peças certas e fazer combinações diferentes, além do mais, somos diferentes de pessoas padrões que se importam com a moda e se você repetir roupas, não há problema algum nisso! Góticos que surgiram lá nos anos 70, tinham um guarda-roupa extremamente limitado, improvisavam acessórios, resignificavam símbolos para utilizar como acessórios, tudo isso muitas vezes, sem precisar gastar!


Um exemplo que gosto muito de citar, é eu mesma. Sempre tenho cuidado com o que consumo, sempre buscando gastar o mínimo possível e em coisas que realmente vou utilizar! Tenho amigas alternativas que também são assim e a maioria das minhas peças ganhei de amigas, reaproveitei o que tenho no meu guarda-roupa e também, atualmente, estou aprendendo a costurar, o que irá me ajudar muito a criar minha próprias peças e desenvolver um guarda-roupa vampiresco muito mais produtivo. 

Eu realmente busco investir mais em acessórios e recentemente, adquiri algumas peças de uma lojinha incrível que encontrei na Shopee (inclusive, a shopee é minha plataforma favorita, você encontra muita coisa nacional e barata).  Essa loja é a Relikariu:



É uma loja simplesmente, sensacional, com várias peças incrível de resina e a dona da loja possui um atendimento incrível, envia super rápido. Essa é uma lojinha que merece reconhecimento e ser muito mais conhecida, nunca vi ninguém falando sobre ela e vale muito a pena! E esse exemplo que mostrei acima, são só algumas peças das diversas que tem disponíveis para venda!

Também conseguimos encontra maquiagens bem mais acessíveis e que duram muito tempo, atualmente uso a Clown da Color Make e o pancake da color make (prefiro usar pancake do que paletas de sombra, mas você pode usar o que achar melhor, vou deixar alguns exemplos aqui embaixo):




Esses itens são muito úteis para fazer make gótica, no geral. Dá para fazer qualquer qualquer maquiagem de acordo com seu gosto! Você pode optar por alguma outra base ou essas que citei, pode fazer a maquiagem com sombra ou Pancake (prefiro usar pancake preto e vermelho) e também muitas góticas gostam de usar cílios postiços, pode acrescentar nessa lista também, eu geralmente uso apenas rímel porque meu cílios são mais curtinhos! 

O resto galera, você pode ir adaptando de acordo com seu gosto pessoal, aqui é apenas uma dica para economizar. Você pode também, começar a fazer suas próprias roupas e acessórios, sair com algo exclusivo feito por você, é incrível! Como disse anteriormente, estou aprendendo a costurar e comprei uma máquina super barata e usada mesmo para começar. Sobre visual, já trouxe aqui sobre diversas vertentes e dicas de peças que cada vertente usa, só se inspirar e adaptar para sua realidade, seja criativo...
Viu só, nada é regra e existe inúmeras formas de economizar gastando o mínimo com coisas que você vai usar sempre, vai agregar no seu visual e vai ter muito menos consumo! Compre de forma consciente e sempre pense se realmente você irá utilizar aquilo...


É isso, Bats. Aqui quis trazer apenas uma reflexão e minha opinião pessoal sobre o assunto. Sei que é bastante polêmico e hoje em dia, muitos góticos não se importam mais com o consumismo! Vejo várias pessoas propagando isso na internet e estimulando o consumo desenfreado. Existe diversas outras formas de obter um visual do jeito que você quer sem precisar recorrer sempre para Shein, Aliexpress e sem precisar comprar diversas coisas, buscando o que você mais irá usar. Ser gótico é isso galera, não é somente visual, não é fotinhas e vídeos nas redes sociais, são pautas importantes, e um gótico deve ajudar o outro com dicas de economia também haha... Essa postagem foi um pouco diferente, mas espero que tenham gostado. Um beijo e uma mordida, até a próxima ❤🦇.

Nenhum comentário:

Postar um comentário