25/06/2024

✟ ℜ𝖔𝔪𝖆𝔫𝖙𝔦𝖈 𝕲𝔬𝖙𝔥 ✟


Olá, Morceguinhos. Tudo bem com vocês? ❤🦇
Como prometido, estou tentando seguir uma sequência de conteúdos e estou elaborando muita coisa para trazer...
Ainda tem muita história para contar sobre a subcultura, mas estava muito empolgada para falar sobre vertentes e achei que seria interessante trazer esse assunto primeiro.
Demorei um pouquinho para trazer esse assunto porque tenho tentado buscar muita referência dentro da subcultura de várias etnias e religiões diferentes, pois acho extremamente importante trazer representatividade!
Uma das coisas que mais me irrita em muitos conteúdos góticos de diversas plataformas, é a padronização da subcultura gótica! Sendo apresentado apenas meninas brancas, magras e que usam um visual trad goth, mas a subcultura é diversa!
Existe muita gente que está conhecendo a subcultura gótica ou o mundo alternativo, de modo geral, somente agora e precisa ser mostrado essa diversidade que existe dentro da subcultura, pois não há padrão, é uma subcultura laica, muitas pessoas com etnias diferentes podem ser góticos e existe diversos visuais também. 
Confesso que, tive que fuçar muito para conseguir trazer uma gama de referências para vocês, adentrando o universo do romantic.
então, saibam que estudo muito e busco conteúdo em diversos locais para trazer algo de fato completo e representativo. Espero que gostem e se quiser continuar lendo, basta clicar no drácula   -->

Romantic Goth é uma das vertentes que considero mais bonita e depois da Vampire Goth (minha favorita), é a que mais consumo. Tanto em questão de música quanto em literatura e filmes...

  • Mas como essa vertente surgiu?

É importante entender onde tudo começou, porque essa vertente tem muita importância na história da subcultura gótica, como um todo. 
No geral, surgiu com a arquitetura gótica, na idade média
Se leram "a origem do termo gótico", sabem que tudo que envolve o que conhecemos hoje como a subcultura gótica, iniciou lá atrás na era medieval ou era das trevas, e o que era considerado "gótico" vinha de tudo o que tinha referência a esse período ou as arquiteturas desse período. 


vertente romantic goth foi dando os seus primeiros passinhos com o surgimento do romantismo. O romantismo foi um movimento artístico, cultural, filosófico e político que favorece as emoções, subjetividade e o individualismo humano, se distanciando do que a igreja católica trazia na era medieval, que era focado no teocentrismo, ou seja, Deus como o centro de tudo. O romantismo apresentava uma visão centrada no ser humano, focando suas sensações, emoções e liberdade de pensamento. Algo que era proibido no período em que a Santa Inquisição dominava.


O romantismo também possuía a característica de trazer um exagero sentimental, nacionalismo e idealização. Foi um movimento que surgiu no final do século XVIII (18), na Europa e atingiu seu auge entre 1800 e 1850. 


Em poemas, prosas e na arte como um todo, aborda a idealização da mulher e do amor, desilusão amorosa, sentimento de tristeza, angustia, depressão, sempre representando os sentimentos, emoções e as sensações do ser humano. 


Depois do romantismo, tivemos o movimento Ultrarromantismo também chamado de "mal do século". Foi uma escola literária do romantismo que caracterizava-se pela melancolia, evasões (fuga da realidade) e gosto pelo mórbido. E essa foi uma das maiores inspirações para literatura gótica que aborda todas essas características, acrescentando alguns aspectos que irei citar mais para frente.  

  • Arquitetura gótica

É importante contextualizar um pouco sobre a arquitetura gótica, pois foi onde tudo surgiu de fato, mas quero trazer um assunto somente sobre isso trazendo os elementos principais dessas arquiteturas, a história e também trarei posteriormente, a história das catedrais góticas mais importantes. 


As características desses tipos de arquitetura se davam por abóbadas ogivais, a verticalidade das obras, as gárgulas e os vitrais. O surgimento dessas arquiteturas foi durante a idade média com a intensificação da exploração marítima e do comércio europeu.

  • principais características da literatura e arte gótica

É importante entender que o diferencial do romantismo para a literatura gótica e arte gótica, é que essa se inspirou na arquitetura gótica. 
Algumas dessas obras que surgiram do romantismo, traziam os cenários medievais com castelos, igrejas, cemitérios, florestas, ruínas e locais abandonados e os personagens sempre melodramáticos com donzelas, cavaleiros e vilões, sempre com esse ar sombrio e melancólico.


primeira literatura considerada gótica ou terror gótico, surgiu no século XVIII (18), na Inglaterra, com a obra O Castelo de Otranto de 1764, escrito por Horace Walpole. Essa obra foi de inspiração posteriormente para diversos autores como Ann Radcliffe, Bram Stoker, Daphne du Maurier e Stephen King. 


O Walpole era fascinado pela período medieval, e construiu sua mansão de estilo neogótico em Strawberry Hill em 1949.


Outras características comuns da literatura gótica envolvem destacar nos romances o uso da psicologia do terror, como o medo, a loucura, a devassidão sexual, a deformação do corpo. 
Também trazendo do imaginário sobrenatural personagens como fantasmas, demônios, espectros, vampiros, bruxas, monstros. E reflexões sobre o poder como colonialismo, o papel da mulher e sexualidade. 
Aborda  também a discussão política, como o monarquismo, republicanismo, as revoluções e a industrialização. Outros aspectos que podem apresentar nessas obras são as religiões e filosofias, trazendo em suas histórias, o catolicismo, protestantismo, a inquisição, a natureza, Platão, Aristóteles e Rousseau. 

  • Literatura Gótica Romântica:

Existem diversas obras incríveis que valem a pena trazer um resumo sobre cada uma delas, porém como essa publicação é focada na vertente de um modo geral, devo me concentrar na parte mais superficial (existe muito conteúdo para ser abordado nesse blog). Separei obras antigas e atuais de autores Góticos Românticos (P.S se você quer comprar livros físicos, indico demais a Darkside, os livros são encantadores):

❤ Horace Walpole - O Castelo de Otranto (1764);
❤ Ann Radcliffe - Os Mistérios de Udolfo (1794);
❤ Matthew Gregory Lewis - O Monge (1796);
❤ Goethe - A noiva de Corinto (1797);❤ Mary Schelley - Frankenstein (1818);❤ Victor Hugo - O Corcunda de Notre-Dame (1831);❤ Edgar Allan Poe - O Corvo (1845);❤ Gonçalves Dias - Canção do Exílio (1846);❤ Emily Bronte - Morro dos ventos uivantes (1847);❤ Almeida Carret - Folhas caídas (1853);❤ Álveres de Azevedo - Lira dos Vinte Anos (1853);❤ Camillo Castelo Branco - A Queda dum Anjo (1865);❤ Lord Byron - A uma taça feita de um crânio humano (1870);
❤ Castro Alves - O Navio Negreiro (1880);
❤ Oscar Wilde - O Retrato de Dorian Gray (1890);
❤ Henry James - A Volta do Parafuso (1898);
❤ Henry James - O Parafuso de Aperte (1898);❤ Gaston Leroux - O Fantasma da Ópera (1910);❤ Ausguto dos Anjos - Eu (1912); ❤ Daphne du Maurier - Rebecca (1938);
❤ Clarice Lispector - Perto do Coração Selvagem (1943); 
❤ JAMES OBARR - O Corvo;
❤ Série Lauren Kate - Fallen (2009);
❤ Josephine Angelini - Predestinados (2011);
❤ ANGSZE CHOO - A Noiva Fantasma (2015);
❤ MARY E. PEARSON - Crônicas de Morrighan: A Origem do Amor (2017);
❤ Catherine Ryan Hyde - Leve-me com Você (2018);
❤ Nagabe - A Menina do outro lado (2019);
❤ Louise O' Neill - A Pequena Sereia e o Reino das Ilusões (2019);
❤ Tabitha King - Pequenas Realidades (2019);
❤ Lewis Carroll - Alice no País das Maravilhas (2019);
❤ Emily Skaja - Feroz: Poemas para Corações Dilacerados (2019);
❤ Sibery - A Casa dos Anjos (2020);
❤ Laura Purcell - O Silêncio da Casa Fria (2020);
❤ Maggi Andersen - A Esposa do Barão (2020);
❤ Sarah Maclean - A dama e o monstro (2021);
❤ RuNyx - Gothikana (2022);
❤ Cristhiano Aguiar - Gótico nordestino (2022);
❤ Erin Morgenstern - O circo da noite (2022);
❤ V. E. Schwab - Mansão Gallant (2022);
❤ Nathaniel Hawthorne - Gótico Americano (2022);
❤ Mendal W. Johnson - Quando os Adams Saíram de Férias (2022);
❤ Adalyn Grace - Belladonna: O gosto da morte (2023);
❤ Tadeu Sarmento - O Boto - Romance gótico amazônico (2023);
❤ Susan Hill - Eu Sou o Rei do Castelo (2023);
❤ T. Kingfisher - A Queda da Casa Morta (2023);
❤ Monique Roffey - A Sereia de Concha Negra (2023);
❤ Emily Winfield Martin - No Coração da Floresta (2024);
❤ Théophile Gautier - A Morta Apaixonada (2024);
❤ Giu Domingues - Canção dos Ossos (2024);
❤ Borja González - Histórias Fantasmas (2024);
❤ Rachel Rabbit White - Carrossel dos Desejos (2024);
❤ William Shakespeare - Otelo;
❤ William Shakespeare - Romeu e Julieta (Peça teatral);

  • Filmes Góticos Românticos

Além de termos muitos livros que entram na categoria gótico romântico, também temos muitos filmes que trazem essas características. 
Meu filme romântico favorito é a garota da capa vermelha, mas o filme lançado esse ano "Lisa Frankestein" confesso que balançou esse pódio e posso dizer que ficou empatado com a garota da capa vermelha que desde meus 13 anos, é um dos meus filmes favoritos da vida! e a minha animação favorita é a noiva cadáver.
Algumas dessas obras são adaptações de livros, mas temos muitas obras originais e inclusive, atuais que exploram muito o lado sombrio, melancólico e romântico (eu, inclusive, sou apaixona) e é muito difícil escolher um favorito:

❤ Frankenstein, por James Whale (1931);
❤ O Corcunda de Notre Dame, por William Dieterle (1939);
❤ Rebecca, a Mulher Inesquecível, por Alfred Hitchcock (1940);
❤ A bela e a fera, por Juraj Herz (1978);
❤ A garota morta-viva, por Jean Rollin (1982);
❤ Os Fantasmas Se Divertem, por Tim Burton (1988);
❤ Edward Mãos de Tesoura, por Tim Burton (1990);
❤ Série A Família Addams, por Barry Sonnenfeld (1991);
❤ O Estranho Mundo de Jack, por Tim Burton (1993);
❤ O Corvo, por Alex Proyas (1994);
❤ Gasparzinho, o Fantasminha Camarada, por Brad Silberling (1995);
❤ Animação: O Corcunda de Notre Dame, por Gary Trousdale, Kirk Wise (1996);
❤ A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça, por Tim Burton (1999);
❤ O Fantasma da Ópera, por Joel Schumacher (2004);
❤ A noiva cadáver, por Tim Burton (2005);
❤ Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet, por Tim Burton (2007);
❤ O Retrato de Dorian Gray, por Oliver Parker (2009);
❤ O Mistério das Duas Irmãs, por Thomas Guard, Charles Guard (2009);
❤ A Garota da Capa Vermelha, por Catherine Hardwicke (2011);
❤ A Colina Escarlate, por Guillermo del Toro (2015);
❤ O Lar das Crianças Peculiares, por Tim Burton (2016);
❤ Lisa Frankenstein, por Zelda Williams (2024);

  • Características dos Góticos Românticos

O visual do gótico romântico se inspiram muito nos conteúdos de mídia, trazendo em suas vestimentas rendas, corsets, babados, tecidos de veludo inspirados na Era Vitoriana. 
É importante ressaltar que o visual explora muito esse lado romântico e melancólico abordado nas literaturas, essa é uma das maiores características, mas lembrando novamente, nada é regra!


Os góticos românticos amam rosas vermelhas, vinho tinto (assim como nós góticos vampiros), visitar cemitérios e locais abandonados ou em ruínas. São apaixonados pela literatura e poesia com histórias de romances dramáticos, melancólicos, contos de fadas e literatura romântica, no geral. 


As maquiagens dessa vertente são caracterizadas por serem mais leves com batom vermelho (bem vibe Mortícia Addams). Você pode adaptar para o jeito que achar mais confortável em você, inclusive, conheço góticos que nem se maquiam, exploram mais a vestimenta mesmo.

  • Referências visuais:
Tentei trazer representatividade aqui nas referências visuais para diversos tipos de Etnias, crenças e corpos diferentes. Espero que você tenha se sentido representado e inspirado ❤


































(Homens góticos são lindos, né? *-)




















  • Músicas e Bandas do Romantic Goth:

Existem diversas músicas e bandas, que inclusive, sou apaixonada! 
A maioria dos góticos românticos gostam de músicas no estilo Ethereal wave que é um gênero dentro da música gótica que explora mais o lado românticosombrio e sobrenatural. É um ritmo mais calmo e envolvente. Mas existem diversas bandas com gêneros góticos diferentes que abordam esse ar mais sombrio e trazendo uma letra profundamente romântica (eu amo demais).
Esse gênero surgiu nos anos 80, no Reino Unido. Ele é uma variação do Rock Gótico. O Ethereal wave veio de bandas principalmente da gravadora 4AD como Cocteau TwinsThis Mortal Coil e Dead Can Dance.

❤ This Mortal Coil - Song To The Siren (1970);
❤ Bauhaus - The Passion of Lovers (1981);
❤ Siouxsie and the Banshees - Melt (1982);
❤ Cocteau Twins - My love Paramour (1983);
❤ The Damned - Sanctum Sanctorum (1985);
❤ Clan of Xymox - Medusa (1986);
❤ Dead Can Dance - Persephone (1987);
❤ All about eve - Wild hearted Woman (1988);
❤ Arte no escuro - Beije-me Cowboy (1988);
❤ The Cure - The same Deep Water As You (1989);
❤ Depeche Mode - Enjoy the Silence (1990);
❤ Cocteau Twins - Pitch The Baby (1990);
❤ Malaria! - You You (1991);
❤ London After Midnight - Sacrifice (1992);
❤ Love spirals Downwards - I'll Always Love You (1998);❤ Última Dança - O fim (2007);
❤ The Awakening - A carnival of souls (2009);
❤ Former Ghosts - And When You Kiss Me (2010);
❤ Beach House - Space Song (2015);❤ Lebanon Hanover - Kiss me until my lips fall off (2018);
❤ Traitrs - The Lovely Wounded (2018);
❤ Misfortune Deep - Do You Want ? (2020);
❤ Forever Grey - Common Coffin (2020);
❤ Selofan - There Must Be Somebody (2020);
❤ Estação Fantasma - Dentro de suas almas (2021);
❤ Mareux - Lovers From The Past (2023);
❤ Medo de cor - I.A.N.X;


Bom bats, essas são apenas algumas músicas dessa vertente incrível. Tenho uma playlist imensa no meu spotfy repleta de música romântica e sobre vampiros, além de outros tipos de música, com vários gêneros góticos que amo ouvir no meu dia a dia para você explorar e conhecer, estou sempre adicionando músicas novas conforme vou conhecendo novas bandas. Se quiser acompanhar, é só clicar no link <---

Espero que o conteúdo tenha sido proveitoso e tenha agregado aos seus estudos. Fiquem bem e até a próxima ❤🦇

Nenhum comentário:

Postar um comentário